Sabiá, Coração de uma Viola

A indicação desta semana é uma música do maestro Aylton Escobar (São Paulo, 1943) chamada “Sabiá, Coração de uma Viola”. É um excelente exemplo de música escrita originalmente para coro — e de um compositor brasileiro da atualidade.

A regência é da maestrina Naomi Munakata (Hiroshima, 1955 — São Paulo, 2020) com o coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP.

Vejam como o resultado é um som muito consistente do início ao fim da música. Um coro de alto nível consegue imprimir a sua identidade sonora e mantê-la até o fim da interpretação.

Naomi fez um trabalho de altíssimo nível à frente do coro da OSESP ao longo de 2 décadas e era regente titular do Coral Paulistano. Infelizmente faleceu ano passado vítima da Covid-19.

Percebem como a sonoridade do português também muda a depender da região das notas?

Quando estamos muito no agudo, por exemplo, podemos mudar um pouco o formato de algumas vogais — como o i — para manter a consistência da sonoridade e não fazer esforços desnecessários.

Ou seja, devemos pensar a voz como um instrumento, pois cada detalhe faz diferença no resultado final.

E aí, me contem… o que acharam da sonoridade do coro?

2 respostas em “Sabiá, Coração de uma Viola”

Deixe um comentário