Este é o pentagrama. É sobre ele que escrevemos a música. As notas “passeiam” entre linhas e espaços — e a altura no pentagrama de cada uma vai nos dizer se a nota é mais aguda ou mais grave.
Quanto mais para cima, mais agudo (fino) e quanto mais para baixo, mais grave (grosso).
Claves
As claves são usadas para definir a altura absoluta de um som. Como assim?
Imagine o teclado de um piano. Ali nós temos 88 teclas e, portanto, 88 alturas diferentes. Como nós poderíamos escrever tantas notas em um pentagrama que tem apenas cinco linhas e quatro espaços?
Resolvemos esta questão com as claves, uma vez que elas “posicionam” o pentagrama na altura mais adequada às notas que serão representadas.
As claves indicam em que região (grave, média ou aguda) aquele som deverá ser tocado.
Instrumentos que têm uma predominância de sons agudos utilizam a clave de sol, os de predominância de sons médios utilizam a clave de dó e instrumentos com predominância de sons graves utilizam a clave de fá.
O piano, por ter uma extensão de notas muito grande, geralmente usa duas claves — a de fá (grave) e a de sol (aguda):
Clave de Sol
Na clave de sol, a nota sol é representada na segunda linha inferior do pentagrama. A partir dela, vamos subindo e descendo entre linhas e espaços para descobrir as outras notas.
Após um tempo treinando, as posições das notas no pentagrama vão sendo assimiladas a tal ponto que nós não precisaremos mais “contar nos dedos” até descobrir quais notas estão escritas.
A posição da nota passa a ser algo tão natural que o cérebro vai se ocupar com outras coisas, como fraseado, dinâmica, interpretação, etc…
Clave de Fá
Na clave de fá, a nota fá é representada na segunda linha superior do pentagrama, na linha que passa entre os dois pontos da clave. A lógica da leitura é sempre a mesma. As notas vão alternando entre linhas e espaços — a diferença entre as claves é o ponto de partida.
Clave de Dó
Na clave de dó, a nota dó é representada na linha que cruza no meio da clave. Ela pode ser usada em diferentes linhas, a depender do instrumento.
Por um período, as vozes — exceto os baixos — eram escritas na clave de dó, em linhas diferentes. Sempre no intuito de deixar as notas, tanto quanto possível, centralizadas no pentagrama.
Linhas suplementares
Quando precisamos escrever uma nota acima ou abaixo do pentagrama nós usamos as linhas suplementares.
Elas são a continuação do pentagrama e são escritas em cada nota que ultrapassar as cinco linhas.
Vamos pra um teste rápido?
E aí, como foram com as questões? Comentem aqui embaixo!
10 respostas em “Bê a Bá”
Que conteúdo bacana Professor Pedro!! Eu sempre me “bati” para compreender as questões das claves e como interpretá-las na partitura. Além da prática diária com o contato com esse tipo de material, a forma como você traz o Bê a Bá, torna mais simples e entendível! Parabéns e obrigado.
Errei duas até entender a lógica do posicionamento: na linha e entrelinhas. Daí, foi só alegria. rs
Tive de contar a partir da nota dada, cada linha e espaço.
Muito difícil, tenho q estudar mais.
A gente chega lá!
Não é fácil, mas com a prática vou pegar o jeito ☺️
Isso aí! Aos poucos a fluência vai vindo. É a mesma coisa que aprender a ler: depois de um tempo a gente não conta mais as sílabas e as palavras são assimiladas por inteiro. =)
Interessante, refiz algumas vezes para praticar e melhorar o resultado.
Parabéns! Em breve mais alguns desafios… \0/
Conteúdo excelente! Foi muito tranquilo responder as questões.