O grupo coral tem tradição de ser acompanhado pelos mais diversos instrumentos. Os compositores e compositoras têm à sua disposição uma infinidade de possibilidades na hora de escolher os instrumentos que farão parte do seu arranjo ou composição original.
No entanto, o grupo mais tradicional – que faz parte da paisagem sonora da tradição de música coral há séculos – é a orquestra sinfônica. A orquestra, em verdade, não teve sempre a mesma formação e foi sendo adaptada com o passar dos anos para incluir os novos instrumentos que iam sendo criados e para as preferências de cada época. Por exemplo, a seguir veremos uma orquestra apenas com os instrumentos de cordas e o órgão.
O que vamos escutar é um grande tesouro da música coral, escrita no final da curta vida de um dos compositores mais brilhantes de todos os tempos: Wolfgang Amadeus Mozart.
Escrita em 1791 – menos de seis meses antes da morte do compositor –, vemos neste moteto um Mozart no auge da sua maturidade artística. Esta peça foi escrita para a celebração do Corpus Christi.
Escutem de fone mais de uma vez para sentir a profundidade da composição.
E aí?! O que chamou a atenção de vocês?
Comentem aqui embaixo!!
Uma resposta em “O som do Coral e da Orquesta Sinfônica”
Adoro essa musica. Ja cantei ela!